Cidade dos Ossos - Cassandra Clare - Os Instrumentos Mortais #1

Cidade dos Ossos - Cassandra Clare - Os Instrumentos Mortais #1

Oi pra você!

2020 começou com resenha de livros por aqui! Ontem (01/01) a minha adorável filha Bacon, sorteou do potinho de resenhas da mamis o primeiro livro do ano para ganhar post aqui no blog e o escolhido foi Cidade dos Ossos da Cassandra Clare.

O livro conta a história de uma moça chamada Clary, ao completar 16 anos ela acaba tendo sua vida revirada por coisas que ela sequer sabia que existiam e por um segredo que foi guardado por toda a sua vida, que traz um mundo desconhecido a tona cheio de aventuras, perigos e mistérios.

Eu sei... parece um filme da sessão da tarde, mas o que importa é que a Clary vai descobrir muitas coisas sobre si mesma, sua família e seu legado ao longo deste livro de estréia do universo dos Caçadores de Sombras.

Cidade dos Ossos - Cassandra Clare - Os Instrumentos Mortais #1Cidade dos Ossos - Cassandra Clare - Os Instrumentos Mortais #1


O livro tem uma narrativa bastante contagiante, você lê sem sentir e quer descobrir tudinho de uma vez. Acredito que isso torna a série tão popular, a narrativa fluida cheia de ação e cenas muito interessantes, daquelas que você fica "naquela parte que fulano faz tal coisa, nossa dei um berro!" porque é assim que a história acontece, ela envolve o leitor, o coloca naquele universo e faz a gente torcer e se empolgar com tudo que está acontecendo ali.

Não preciso nem falar que essa imersão, se deve a um trabalho bem feito da autora que consegue te fazer sonhar em ser um caçador de sombras, conhecer o instituto e querer ser amiga do povo porque eles são muito talentosos, cada um a seu modo. Palmas pra tia Cassie que sabe como escrever uma boa história e criar um mundo interessante, mesmo com tantos outros por aí, ela consegue criar algo que foge do clichê, mesmo sem fugir (isso não faz sentido, mas vai ler pra ver se você não vai entender o que eu digo u.u).

O roteiro é simples, não é grandioso, nem totalmente imprevisível, mas é bem executado. Acho que é mil vezes melhor, um roteiro simples e bem feito do que um super pretensioso que morre na praia.

A jornada da Clary é interessante, ela é uma personagem com vontade, coisa que tá em falta por aí, apesar de jovem e confusa com tudo ela quer chegar lá, é instintiva e segue o seu caminho, meio que aprendendo na prática o que é ser uma caçadora de sombras, mas ela faz a coisa fluir e não fica de mimimi como muitas protagonistas. 

O arco desse primeiro livro não é complicado, ele tem algumas partes chaves que vão determinar o restante da série, é um livro introdutório, é feito para chamar leitores para o universo, ele tem uma trama mais expositiva, nesse livro você vai encontrar muito do submundo, das diferentes raças dos submundanos, as rixas, os relacionamentos e toda a hierarquia presente.

É um livro de entrada e tem a dosagem certa para que você entenda se quer seguir em frente com a série ou não. Nesse ponto Cassandra tem o meu respeito, ela sabe o que está fazendo e é bom ver autores assim.

Os personagens são frutos dessa trama, não são profundos, não são multifacetados e tem pouco de sua história revelada aqui. O objetivo desse livro é mostrar a Clary e suas descobertas, os demais são pano de fundo e isso pode desagradar um pouco nesse livro, mas pode ficar tranquilo que essa questão vai se desenvolvendo ao longo dos demais livros.

Acho já deu para ter uma noção de como é o livro, certo? Ótimo! Então agora vou mencionar a minha experiência como leitora.

Eu comecei a ler esse livro na hype elevada nível master, e... rolou uma decepção bem razoável, porque como eu disse, esse é um livro de entrada, mas como eu já tinha muuuuuita informação sobre o universo eu achei ele previsível e em algumas partes, com certas decisões dos personagens, um tanto duvidosas. Os personagens não me conquistaram, como nesse livro eles são mais superficiais, eu fechei o livro sem ter o famoso "personagem preferido", gostei do pessoal, mas não amei ninguém entende?

No entanto, depois de refletir muito eu posso dizer com certeza que esse resultado se deve a mim apenas. Eu estou acostumada a ler de tudo, meu gênero favorito é fantasia, então eu já li muita coisa e é difícil me surpreender, o que eu realmente gostei foi do universo, esse sim foi um ponto positivo, que me deu impulso pra seguir o resto da série e eu posso dizer que foi muito melhor, porque eu já tinha uma visão mais clara do todo e não fui tão afobada. 

Acho que vale muito a pena ser lido, vale cada página e posso prometer que a história vai se desenvolvendo e se tornando mais complexa depois, recomendo viu? #FicaDica

Espero que tenham gostado da resenha, deixe aqui nos comentários se você conhece a série ou se ficou a  fim de ler, quero muito saber sua opinião!

Bom, minha gente, é isso! Até a próxima.


0 Comentários:

Postar um comentário

Oi pra você! Leu o post? Então deixa a sua opinião, gostaria muito de saber o que você achou >.O